quarta-feira, 4 de junho de 2008

Energias renováveis



Segundo as previsões das principais entidades de estudo do meio ambiente no mundo e a conclusão de projecções recentes feitas pelo governo dos Estados Unidos, o futuro desenvolvimento económico e tecnológico da humanidade está, directamente e indirectamente, vinculado `fonte de energia que está na sua própria origem: o Sol.

Ao mesmo tempo, o gás natural deverá superar o petróleo como a maior fonte de energia do mundo durante os próximos 50 anos e servirá como etapa intermediária na transição da matriz energética global para as fontes renováveis.

Sem o calor proporcionado pela estrela em torno da qual a Terra gira, a existência de vida no planeta não teria sido possível.

A curto e médio prazos, deverá aumentar a exploração directa dessa energia. À medida que fica mais caro, mais raro e politicamente mais inviável queimar combustíveis como o petróleo e carvão, usar a "limpa" radiação solar tende a ser uma opção mais sensata e prática. A tecnologia futura de armazenamento de energia poderá resolver o problema dos países que têm menos dias de sol.

Mas o desenvolvimento realmente "sustentável", isto é, sem que exista a ameaça de esgotamento da fonte de energia, só poderá ser feito a longo prazo por intermédio da energia nuclear, mais especificamente e principalmente da "fusão" nuclear.

O consumo de energia aumentou quase 1.000% em cem anos. Apesar disso, dois biliões de pessoas no planeta ainda vivem sem ter acesso à energia eléctrica, dependendo exclusivamente da utilização de combustíveis fósseis. Somente na China, 100 milhões vivem nessa condição. Os 5% mais ricos da população mundial consomem 58% da energia disponível, enquanto os 50% mais pobres, menos de 4%.

Sem comentários: