quarta-feira, 4 de junho de 2008

Curiosidades...

As fontes renováveis - energia solar e eólica - começarão a predominar no mundo no século XXI. Contudo, os homens vão continuar a usar quantidades maciças de combustíveis fósseis.

A produção de energia eólica e solar vem crescendo no mundo nos últimos anos. Mesmo assim, essas fontes alternativas não chegam a representar 1% da energia consumida em todo o mundo.

Quase todas as semanas, as revistas científicas alertam para o problema ambiental causado pelo elevado consumo de energia. Há mudanças climáticas no planeta que está sendo sujeito a um aquecimento global. O efeito estufa é fruto do desenvolvimento económico. Nos últimos dois séculos foi maioritariamente provocado pelos EUA, a Europa e o Japão.

A poluição do ar nas cidades já foi associada também ao risco de desenvolvimento de cancro de pulmão e ao dano genético em vários outros tecidos do corpo humano.
Os últimos estudos científicos mostram que ela pode afectar também, através do código genético, as gerações vindouras. A fuligem e outros tipos de material que se encontram em partículas pela atmosfera são os grandes responsáveis pelas mutações.

Mas o mundo irá debater-se com este grave problema: por um lado, a economia mundial está estruturada no recurso ao petróleo. A sua queima produz gases que fazem o efeito de estufa. Urge diminuir a utilização do petróleo.

Por outro lado, há países cuja economia depende quase totalmente do petróleo. Para esses, a diminuição do consumo provocaria o caos da sua economia...

Sem comentários: