A família é a instituição social mais antiga. É também a mais importante, pois a sociedade constrói-se sobre ela.
Funda-se com o casamento que é a união de um homem e de uma mulher que se comprometem a viver juntos, a respeitarem-se, amarem-se, ajudarem-se mutuamente e a criarem os seus filhos com dedicação.
É no seio da família que se forma o lar onde reina, ou deve reinar, o respeito, a compreensão, o carinho, o amor.
O amor é o dom mais belo que Deus concedeu à humanidade! É ele que faz com que os membros da família tenham espírito de sacrifício e de renúncia sem o notarem. Quantas vezes os pais se privam de coisas de que necessitam para satisfazerem os filhos!
O êxito da nossa família depende das atitudes dos seus membros. Devemos colaborar para que a nossa família seja feliz. Para isso precisamos de amar, obedecer, respeitar e trabalhar.
Uma família feliz não é ilusão, é algo que pode ser alcançado quando todos trabalham para esse objectivo. Demonstra-se amor na família através de: palavras; carinho; expressão alegre; cartões; presentes; apoio; disponibilidade...
As famílias são a base da sociedade. Se os seus membros, puserem em prática sentimentos como compreensão, respeito, tolerância e amor uns para com os outros, as pessoas serão felizes, as famílias harmoniosas e as sociedades melhores.
Sem comentários:
Enviar um comentário