segunda-feira, 17 de março de 2008

Quatro loucuras



A revista "Isto É" publicou uma entrevista de Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra. Veremos, apenas uma questão:

ISTO É: Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus, isso é verdade?

Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo.

São quatro as loucuras da sociedade:

A primeira, é instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.

A segunda loucura é:

Temos de estar felizes todos os dias.

A terceira é: Temos que comprar tudo o que pudermos. O resultado é esse consumismo absurdo.

Por fim, a quarta loucura: Temos de fazer as coisas da forma certa. Forma certa não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.

As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. A felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.

Há gente que diz não ser feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento.

Pode-se ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos a brincar ou indo à praia ou ao cinema.

Já trabalhei num hospital de doentes terminais.

Todos os dias morriam nove ou dez doentes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte.

A maior parte agarra o médico pela camisa e diz:

"Não me deixe morrer. Eu sacrifiquei-me a vida inteira, agora quero aproveitá-la e ser feliz."

Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada.

Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas.

Na hora da morte ninguém diz que se arrepende de não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou acções, ou de não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

Todos, na hora da morte...

"Dizem que se arrependem de ter esperado muito tempo ou perdido vária oportunidades para aproveitar a vida."

Roberto Shinyashiki

Fonte: caixa de correio electrónico

Sem comentários: