quinta-feira, 29 de novembro de 2007
O duche
As nozes
A noz limpa os intestinos, excluindo de parasitas. Descobertas recentes provam que a noz reduz o nível de colesterol no sangue (gordura muito prejudicial). Também está confirmado que o seu conteúdo proteico é semelhante ao da carne, mas superior na qualidade da gordura e na riqueza mineral e vitamínica. Se comeres 4 nozes substituis o bife de vaca, com todas as vantagens e mais algumas, incluindo o facto de não haver nozes "loucas".
Sendo um alimento tão nutritivo é aconselhado a desportistas, a estudantes, a jovens em crescimento, e a quem tem problemas nervosos.
Por isso, coma muitas nozes!
terça-feira, 27 de novembro de 2007
A gripe
Estamos na época do ano em que se fala muito de gripe.
A gripe é provocada por vírus, que são pequenos microrganismos esféricos que só adquirem vida quando no interior de uma célula viva.
O vírus da gripe espalha-se, geralmente, através de gotículas transportadas pelo ar, que entram em contacto com as células do aparelho respiratório. No interior das células, multiplicam-se e destroem-se as referidas células, libertando mais vírus que vão contaminar outras células.
Nesta fase aparecem os sintomas como febre, espirros, dores de garganta, dores musculares e fadiga.
Quando o nosso corpo é atingido pelo vírus da gripe, dá-se uma autêntica batalha entre o vírus e as defesas do corpo. Na maioria das vezes as nossas defesas ganham a guerra, mas quando tal não acontece e o vírus sai vencedor, a situação pode ser grave para as pessoas idosas ou que tenham outras doenças. Para estas, aconselhamos a vacina no princípio do Outono.
Podemos controlar a gripe bebendo muitos líquidos, fazendo repouso e baixando a temperatura do corpo.
Se os sintomas se agravarem ou persistirem por mais de três dias, devemos contactar o médico.
Frases para reflectir
Evitar conflitos
- Reage à troça com bom humor
- Procura arranjar soluções pacíficas para os problemas
- Não tires conclusões precipitadas
- Tem paciência para ouvir as pessoas
- Usa só palavras simpáticas
- Nunca humilhes ninguém
- Procura pagar o mal com o bem
E, sobretudo, tem sempre presente que o amor consegue ligar as pessoas, mesmo que elas sejam muito diferentes.
Relações inter-pessoais
Carl Rogers
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Pensamento do dia
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Os desafios das novas tecnologias
Gastronomia madeirense
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
A natureza sabe esperar
Poema - Ilha da Madeira
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Bilhete postal para a Auto - Estima
- Sou feliz... por ser quem sou!
- Tu és um ser único! Não há nínguém igual a ti!
- És muito especial.
- Não tens de fazer nada para seres especial... tu já o és!
- Mereces ser amado e respeitado.
- Não tens de ser o melhor em tudo.
- Não tens de ser o mais esperto, ou o mais bonito. O importante é seres tu próprio.
- Não és perfeito, mas deves gostar de ti e fazer sempre o teu melhor. Só assim conseguirás ser feliz e fazer felizes aqueles que te amam!
O medo
Há pessoas de tal modo corajosas, que parece nunca terem sentido medo. Este sentimento de inquietação que surge com a ideia de um perigo real ou aparente...
Há os medos vulgares que fazem com que vejamos e ouçamos coisas que não existem, mas também há outros medos bem piores. Por exemplo, o medo de sermos marginalizados ou humilhados, o medo de que nos critiquem ou repreendam, o medo de sofrer... estes medos nem sempre os revelamos, mas eles tornam-nos inseguros, agressivos e infelizes.
Com medo não se pode ser feliz!
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Formas de energia
Existem várias formas de energia: mecânica, eléctrica, nuclear, sonora, luminosa , calorífica e a energia química.
De uma forma simples, podemos dizer, que usamos a energia para fazer as coisas acontecerem. Por exemplo: usamos energia para nos movermos e mantermos o corpo aquecido; para ter luz e calor em casa; para produzir sons ou para acender uma lanterna.
De todas as formas de energia, a energia química é a que mais precisamos. O nosso corpo armazena a energia dos alimentos e utiliza-a em todas as actividades que realizamos (andar, trabalhar, brincar, etc.).
A química entre as pessoas
Ao mesmo tempo, está presente e influi em momentos tão importantes de nossa vida como o processo de se apaixonar, o ato sexual e a chegada ao orgasmo, o parto e a lactação materna. Ao contrário do que se costuma pensar, os sentimentos não são gerados no coração, mas no cérebro, e com a oxitocina os sentimentos mais duráveis e estáveis do amor e compromisso são fortalecidos, tanto entre o casal como no estreito vínculo que surge entre a mãe e o bebê. Segundo um estudo realizado por uma equipe de cientistas da universidade de Pisa (Itália) em 2006, enquanto nos primeiros momentos do relacionamento abunda um elemento químico chamado neurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo essa substância cede espaço ao hormônio chamado oxitocina.
Hormônios influentes frio no estômago, o pulso disparado, o coração que quer sair do peito... todas estas sensações têm uma explicação muito racional. O psiquiatra José Miguel Gaona explicou à Efe que o amor, embora não soe "especialmente romântico", não deixa de ser uma conjunção de reações químicas, ligadas a outros estímulos como a alimentação, a actividade sexual e as afeições similares. Esse tipo de reacções químicas, que se dão nos momentos de envolvimento e prazerosos, sofre a intervenção da norepinefrina, da dopamina e da feniletilamina. Além disso, elas possuem uma função determinada, como criar vínculos que permitam cuidar da descendência. Além disso, Joaquín "Vea", professor de Etologia da Universidade de Barcelona, disse à Efe que "as endorfinas estão presentes em maior quantidade no começo do relacionamento e que a oxitocina, produzida depois do orgasmo e quando as mães amamentam seus filhos, cria um vínculo de afeto". Segundo ele, a relação entre hormônios e relacionamentos não é tão conhecida. "Não existe uma relação clara entre o comportamento e como os humanos vivem esta resposta emocional em nível consciente", ou seja, sabemos que aumenta a produção de endorfinas, mas não o que provoca esse aumento.
A ciência, criadora de amor?A ciência estuda os mecanismos biológicos do amor e do desamor, problemas que "no futuro poderão ser resolvidos por meio da química", assegurou em julho à EFE o médico e escritor Federico Ortiz Quezada. O especialista indica em sua obra "Amor e desamor" que "quando duas pessoas se atraem sexualmente, uma cascata de neurotransmissores percorre seu cérebro e seu corpo. Tais agentes são oxitocina, feniletilamina, adrenalina, noradrenalina, serotonina, dopamina, vasopressina e endorfina, assim como os hormônios sexuais testosterona e estrogênios". Ortiz Quezada explicou que existe "toda uma série de hormônios relacionada ao relacionamento que está sendo investigada, e eles contribuem para que determinado tipo de animal seja fiel". Além disso, lembrou que a química pode contribuir para solucionar problemas vinculados com a sexualidade, com medicamentos que resolvem problemas de disfunção erétil e menopausa, como a diminuição do desejo sexual, que é solucionada com a testosterona. Existirá um elixir para a paixão? Será possível no futuro estimular quimicamente a atracção? O amor, a confiança e o carinho parecem ter muita relação com os hormônios e são muito mais cerebrais e intelectuais do que imaginamos.
domingo, 18 de novembro de 2007
A chuva sempre veio
Por estranho que pareça, confesso que já tinha saudades de CHUVA, sim essa água que cai do céu e precisamos tanto dela. Mas ainda melhor, quando cai durante a noite, ajudando a adormecer...
Aqui fica uma homenagem á abençoada água:
Cai a chuva tic tac
nas vidraças da janela.
Cai a chuva tic tac
que linda canção aquela.
sábado, 17 de novembro de 2007
Hoje é o meu dia!
Hoje, dia 17 de Novembro é o Dia Mundial do Não Fumador, por isso é o meu dia. Eu só fumo o que os outros fumam, ou seja, sou fumadora passiva. Felizmente que no meu local de trabalho há um local reservado aos fumadores. O problema são os lugares públicos, frequentados por fumadores e não fumadores, tipo discotecas em que todos são obrigados a fumar. Não obstante de saberem que o tabaco é prejudicial á saúde, aliás até nas caixas de cigarros vem escrito"fumar mata"; mas porque se quer ignorar, continua-se a fumar.
Vamos ver se apartir de 1 de Janeiro de 2008, as pessoas vão cumprir a lei...
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Tudo é ilusão
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Hoje e sempre eu quero...
Hoje e sempre, eu quero ter paz
Hoje e sempre, eu quero ter sabedoria
Hoje e sempre, eu quero ter força
Hoje e sempre, eu quero olhar o mundo com olhos cheios de amor
Hoje e sempre, eu quero ser paciente e compreensiva
Hoje, agora e sempre quero ser FELIZ!
M. Ivone
Os amigos
Dizem que existem 4 tipos de amigos:
- Os amigos da riqueza;
- Os amigos da comida;
- Os amigos do favor;
- E os amigos da convicção.
Os primeiros despedem-se quando o dinheiro acaba. Os segundos desaparecem quando se tira a mesa. Os terceiros duram enquanto durar o favor... mas os últimos ficam para toda a vida!
E...
Estão ao nosso lado quer estejamos tristes ou alegres.
Nunca nos traem.
Dão um bom conselho quando pedimos.
Gostam de nós.
Tipos de abraços
Um grande abraço
Dizem que o abraço tem poder para afastar a tristeza, aliviar a tensão e dar força para enfrentar uma tarefa difícil.
há vários tipos de abraços:
Abraço em A
As pessoas tocam só a parte superior dos seus corpos.
Abraço Arroto de Bebé
A pessoa bate nas tuas costas, rapidamente como se precisasses de arrotar. Faz aquilo porque é necessário.
Abraço Toque de Pandeiro
A pessoa faz rã-tã-tã-tã, nas tuas costas com os dedos. "Quer despachar-se."
Abraço Chimpanzé
A pessoa bate, alternadamente, a mão direita e a esquerda, levemente nas costas. "Não se sente à vontade."
Abraço Caloroso
A pessoa aperta as palmas das mãos, com os dedos juntos, nas tuas costas, ou passa as mãos carinhosamente, de cima para baixo das costas. É como se dissesse "sou teu amigo."
Este é o tipo de abraço preferido da maior parte das pessoas.
Reprodução... fora do vulgar
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
A derrota dos inimigos
sábado, 10 de novembro de 2007
S. Martinho
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
A lenda do Cavalum
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Lenda árabe
Vozes dos animais
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Lenga-lenga
Que futuro?
Vida
Nasci aqui, vivo por além.
Para onde irei de seguida?
Se sei, não digo a ninguém!
Uma vida tão resumida,
Sem mistérios, sem nada para fazer
Mas, por vezes, sinto-me tão perdida
Não sabendo no que pensar e no que dizer.
Porque é que tudo isto é assim?
O que vai ser de mim?
De onde venho, para onde vou?
Preciso de respostas urgentemente.
Este silêncio sufoca-me seriamente
E eu continuo sem saber nada!