sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Gastronomia madeirense

O que me faz postar este tema é que nem todos conhecem a maioria das receitas típicas da nossa ilha.
Apesar das "entradas" não serem um ponto alto nos menus madeirenses, é sempre servido um bolo do caco quentinho com manteiga de alho. Esta espécie de pão encontra-se com muita facilidade em festas e feiras. Para início de refeição, os madeirenses também costumam pedir lapas grelhadas. Servidas com muito alho e sumo de limão espremido na hora, esta especialidade é colocada numa grelha ainda quente, acabada de sair do lume.
SOPAS
Há muitas variedades de sopas, entre elas a sopa de tomate e cebola servida com um ovo escaldado, sopa de peixe, sopa de boganga, sopa de feijão, de agriões, sopa de trigo, sopa de couve; o caldo e a açorda.
CARNES
Para aqueles que gostam de carne, encontram-se uma grande variedade de pratos de carne, dos quais se destacam a tradicional espetada, a carne de vinho e alhos, o picado e muitos pratos de carne grelhada.
A espetada é feita com pedaços de carne de vaca cortados grosseiramente e temperados com alho, sal e louro. A carne é depois grelhada em pau de louro sobre a brasa bem quente. Também muito apreciada, especialmente por altura do Natal, é a carne de vinho e alhos, um prato composto por carne de porco que é deixada a marinar, pelo menos durante um dia, numa mistura de alho, vinagre de vinho e louro. Por fim, é cozinhada com essa mesma marinada.
O milho frito é uma das alternativas preferidas para acompanhar pratos de carne.
PEIXES
O peixe é desde sempre um dos principais intervenientes nas escolhas diárias dos madeirenses, facto que se prende com a existência de uma forte tradição piscatória.
Atum, espada, bacalhau, gaiado e pota são os que aparecem com mais frequência à mesa dos que cá vivem. O atum é tradicionalmente preparado numa marinhada de azeite, alho, sal e orégãos.
O bacalhau é outro dos peixes que mais variedade de preparação tem. Desde o delicioso bacalhau com natas, ao bacalhau à Braz, bacalhau à Gomes Sá ou o bacalhau simplesmente grelhado, haverá sempre uma ocasião em que o bacalhau não poderá ser dispensado!
O arquipélago é rico em peixe que naturalmente tem uma presença forte na gastronomia da região. Destacam-se pratos como a caldeirada, atum de escabeche, atum de São João, bifes de atum, bucho de atum guisado, atum cozido com semilhas, cavalas salgadas, cavalas guisadas, cavalas com molho de vilão. Do peixe-espada-preto preparam-se as ventrechas da espada, filetes de espada e espada de vinha-de-alhos. Referência ainda para os caramujos e as cracas, moluscos marinhos.
No que concerne aos vegetais, encontra-se na dieta local aquilo que é tradicionalmente cultivado na Madeira, tal como cenouras, feijão verde, abobrinha, pimpinela, ervilhas e batata doce. As saladas são normalmente compostas por alface, tomate, cenoura ralada e cebola.
Podem-se saborear vários doces como o pudim de papaia, o pudim de veludo, bolo de família, bolo preto, bolo de mel da Madeira, broas da Madeira, cordeiros de ovos, tartes de batata doce, recheio de batata doce.
BEBIDAS
Como bebidas tradicionais temos a cidra, a nikita, a poncha, os licores (laranja, tangerina, limão, amora silvestre, tim tam tum, cerejas, castanhas...), vinho Madeira ( Malvasia, Verdelho, Boal e Sercial) e a cerveja coral e zarco. Como refrigerantes, usados mais no Verão, para refrescar: brisol (maracujá, trópico e laranja) , brisa (cola, maracujá, limonada, maçã, manga, mix, laranja, ananás e cola ligth).
Como vê, há muita variedade de tudo e para todos os gostos. No saber escolher está a sua opção e vontade... só resta desejar bom apetite, principalmente, para esta quadra do ano que se avizinha e que todos tendem em exceder-se...

Sem comentários: