terça-feira, 5 de maio de 2009

Dia Mundial do RISO





Este é um evento criado em 1998 pelo Dr. Madan Kataria, fundador do movimento de Yoga do Riso.

A celebração deste dia é uma manifestação para a Paz Mundial e pretende construir uma consciência de amizade e fraternidade através do Riso.

O primeiro "Dia Mundial do RIso" teve lugar em Mumbai, India, no dia 11 de Janeiro de 1998. 12 000 membros de clubes locais e internacionais juntaram-se para uma mega sessão de riso.

“HAPPY-DEMIC” foi o primeiro "Dia Mundial do Riso" realizado noutro país. Foi a 9 de Janeiro em Copenhagen, Dinamarca e mais de 10 000 pessoas juntaram-se na Praça da Câmara Municipal. O evento entrou para o Guinness - Livro mundial de recordes.

O "Dia Mundial do Riso" é actualmente organizado todos os anos no primeiro domingo de Maio.

Reunem-se nesse dia, centenas de pessoas, por vezes milhares para rirem juntos. Uma participação tão entusiástica é a prova que os Clubes do Riso são uma realidade para se levar a sério.

Porquê um “Dia Mundial do Riso”
A crise, a insegurança e tantos outros motivos para não falar de bem-estar, reforçam a necessidade de procurar momentos onde se contraria as perspectivas depressivas. A busca consciente da felicidade é um objectivo...

Criar um momento colectivo de partilha e de encontro como reforço dos princípios e de propósitos.

Falar de Paz, neste dia, foca-se numa dimensão de proximidade de dentro para fora, de mim para os outros, numa prespectiva activa e não passiva, distante, à espera que chegue até nós.

O riso estimula emoções positivas e poderosas, gera predisposições para que as pessoas encontrem a paz dentro de si mesmas e influenciem de forma positiva e pro-activa.



O riso é uma linguagem universal, estabelece uma ligação entre diferentes credos e religiões e cria uma nova lógica nos meios onde se insere. Com riso podemos explorar a imagem de partilha com braços abertos e a sorrir, é a forma ideal de segurar o riso, gera-se um caminho de duas direcções: dar e receber, com fraternidade, amizade e amor.

Sem comentários: