terça-feira, 17 de março de 2009

21 de Março: Dia Mundial da Árvore





Plantar uma árvore, fazer um percurso pedestre, iniciar um projecto pessoal de reciclagem de papel ou organizar um grupo de voluntários para limpar as zonas florestais mais próximas, porque o Verão está a aproximar-se e com ele o aumento do risco de incêndios florestais, são apenas algumas propostas para comemorar o Dia Mundial da Árvore.

De uma maneira geral, todos nós sabemos que a 21 de Março o calendário assinala o Dia Mundial da Árvore, ou Dia Mundial da Floresta, e com ele a chegada da Primavera. Pelo menos no hemisfério Norte, Portugal incluído, porque no hemisfério Sul, a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Árvore só ocorre no mês de Setembro, como acontece nos EUA que assinala esta data a 23 de Setembro.
O Dia Mundial da Árvore foi instituído essencialmente com o objectivo de sensibilizar a população em geral para a importância e o valor que este recurso natural tem para o Homem, quer em termos ambientais como da própria qualidade de vida dos cidadãos. É a floresta que dá o papel que transformado em livros nos permite estudar ou os jornais que diariamente lemos. É da floresta que vem a lenha que crepitando nos fogões de sala nos aquece nos dias mais frios de Inverno. E o seu papel não é menor em termos ambientais, para além da função purificadora do ar, as florestas são fundamentais na regularização das águas, no combate à desertificação e às alterações climáticas, sendo também o habitat de grande parte da fauna terrestre.
Mas datas e curiosidades à parte, o Dia Mundial da Árvore, ou Dia Mundial da Floresta, é assinalado em todo o mundo. Pensa-se que a primeira comemoração oficial ocorreu em 1872, no estado norte-americano do Nebraska sob a designação de “Arbor Day”, uma expressão que quando traduzida significa “Dia da Árvore”. Graças à acção de John Stirling Morton, o precursor da iniciativa, a população deste estado norte-americano, embora rapidamente outros estados norte-americanos seguissem o exemplo, passou a consagrar um dia no ano à plantação de árvores e a acções de propaganda sobre os benefícios da arborização.
Um fenómeno que rapidamente atravessou as fronteiras e outros países começaram a assinalar o dia no seu calendário, com as mais diversas designações e em diferentes épocas do ano devido à diversidade de condições climáticas. Se alguns países mantiveram a designação Dia da Árvore ou Festa da Árvore outros foram mais criativos, como aconteceu com a Semana da Arborização, na Jugoslávia, a Festa Nacional da Plantação de Árvores, na Índia, ou o Dia Anual das Árvores, em Israel.
Em 1971, e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o Dia Mundial da Floresta numa data única, a 21 de Março.
Em Portugal, as primeiras manifestações do Dia da Árvore ocorreram no início do século XX, entre 1907 e 1917, embora tenha sido, e à semelhança dos demais países, a 21 de Março de 1972 assinalado o primeiro Dia Mundial da Floresta, tendo-se mantido até à actualidade sem qualquer tipo de interrupção.

Sem comentários: