sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

NOVO PRETUGUES

Entristece saber como anda o ensino em Portugal. Em vez de deixarem os professores ensinarem, mandam-nos fazer trabalhos de secretaria com burrocracias e muitas reuniões com outras escolas. Ora os professores fizeram seus cursos, tem formação durante o ano, porquê terem de reunir constantemente com agendas de chacha, quando deviam dedicar-se mais aos alunos e ainda não querem chumbar......


Texto (verídico) retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 9.º ano, numa Escola Secundária das Caldas da Rainha (para ler, estarrecer e reflectir...!!!)
REDAXÃO
'O PIPOL E A ESCOLA'
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tipo tb tem direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. primeiros a peçoa n se sente tipo motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca tipo sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é tipo munto montanhoso? ou se a ecuação é tipo exdruxula ou alcalina? ou tipo cuantas estrofes tem um cuadrado? ou se um angulo é tipo paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os lesiades', q é um livro tipo xato e q n foi escrevido c/ palavras tipo normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos tipo comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos tipo em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a malta tipo re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele tipo h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender tipo cenas q intressam como na minha escola q á um curço tipo de otelaria e a malta aprendemos a faser tipo lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei tipo a inzajerar?

Sem comentários: