O dia 10 de Junho de 1580 é a data da morte de Luís Vaz de Camões, poeta maior da literatura portuguesa. É comemorado o dia da sua morte e não do seu nascimento por não haver certezas quanto a essa data, estimando-se que tenha sido em 1524 ou 1525. Camões, através d´Os Lusíadas, relato epopeico dos Descobrimentos Portugueses, simboliza o espírito do povo português, e, muito em especial, o seu carácter criativo, empreendedor e comunicativo. Daí a sua escolha como patrono da nacionalidade.
Em 1944, ainda no Estado Novo, Salazar, na inauguração do Estádio Nacional, refere o dia 10 de Junho como o "Dia da Raça". Porém, em 1977, por efeitos da revolução de 25 de Abril de 1974, foi decidido que este dia teria o nome de "Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo.
Desta forma se relembra o poeta, se comemora a nacionalidade e se homenageiam todos os portugueses que tiveram de deixar Portugal para outros países.
2 comentários:
o hui9h kSHWFBUD UDS ID SHDD ND C NC NC CNC CC CNC CNC NC CNC NCCNCNCNCN CNCNCN CNCNCIQWELQ WINIWND BCBIAS
BIA
FCnC NYHYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYCCCCCCCCCCCCCCCCCC CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN
Enviar um comentário