sábado, 8 de março de 2008

8 de Março: Dia Internacional da Mulher





Não podia deixar passar este dia, sem deixar aqui qualquer coisa.


Ainda existe um dia no calendário para lembrar a MULHER, no entanto todos os dias são o dia do Homem, e, naturalmente da Mulher. Os Direitos Humanos são os mesmos para ambos os géneros.


Este dia, tem a sua razão de ser. Existe para lembrar aquele grupo de mulheres, que no passado, foram vítimas de injustiças sociais e perderam, inclusive, a sua vida por lutarem em prol de uma sociedade mais justa, mais equilibrada...


Infelizmente, nos dias que ocorrem, ainda há muita discriminação á mulher: no trabalho, em casa... as mulheres continuam a ser vítimas das desigualdades sociais, a sofrerem opressões, a terem uma responsabilidade acrescida. A maioria trabalha fora de casa e em casa. Tendo uma vida árdua e complexa: as lides domésticas, a educação dos filhos, o mundo do trabalho... Por isso, a mulher deve ser apelidada de sexo forte.


Não estou a defender a mulher, apenas a ser realista.


Agora, há por aí muito machismo. Há dias dizia-me uma pessoa, que até tenho uma certa consideração, que o país está como está desde que as mulheres começaram a votar.


Por acaso você sabe quem está no poder? Quem nos governa? Pois, são os homens, na sua grande esmagadora maioria. Sabe porquê? Não é difícil saber a resposta.


Ainda há muita coisa a fazer... e o mais difícil é mudar mentalidades. Levam-se séculos e séculos para se conseguir...


Você como educador tem esse papel!

Sem comentários: