quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Em tempo de Carnaval...

Carnaval na Madeira
Hoje em dia, as festas de Carnaval têm outra dimensão. É uma semana de festas em que os cortejos têm um papel relevante, quer o cortejo de Sábado, formado pelas trupes que se preparam com alguns meses de antecedência, como o Cortejo Trapalhão da Terça-feira de Canaval que reúne novos e velhos numa alegria contagiante. A irreverência, a boa disposição, o humor e a sátira são características das centenas de foliões que participam neste cortejo.
Um pouco por todo o mundo, o Carnaval é tempo de divertimento, folia, transgressão das regras cizentas do dia a dia. Com ou sem máscara, vivem-se três dias à margem dos sisudos calendários da vida quotidiana.
Gregos, romanos, babilónios e, dizem os entendidos, até os Egípcios são pvos que marcaram a origem desta festa.
Qualquer que seja a sua origem, Carnaval é época de festa. Foi precisamente em Roma que começou a intregar tradições populares. A que não escaparam os eruditos da cidade de Veneza. Ainda mais antigos são os rituais mágicos que preparavam o início da Primavera. Entre a rua e o salão, ninguém escapava aos festejos.
Ho0je, os desfiles infantis de máscaras, promovidos sobretudo pelas escolas e Jardins de Infância, começam por dar o tom a esta quadra, antecipando os dias de Entrudo e a sensação de divertimento.
Mas, não são só os humanos que se mascaram. Esse ritual tem foros de sobrevivência nos animais, mormente nos peixes. É o instinto da defesa e também do ataque! O polvo muda de cor e de textura conforme o ambiente que o rodeia... o caranguejo cultiva algas na carapaça para se mascarar de jardim ambulante... a solha confunde-se na perfeição com os fundos de areia onde vive.
A maioria das discotecas, colectividades e associações recreativas promovem bailes de máscaras ou festas temáticas. De Norte a Sul da Ilha há cortejos, animação e alegria. É uma semana em que a Ilha se enche de música, irreverência, e até um grãozinho de loucura, porque afinal "é Carnaval e ninguém leva a mal."

Sem comentários: