terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Comunicação pessoal...

Um dos aspectos mais importantes da vida humana é a comunicação. E comunicar é uma verdadeira arte, da qual depende grande parte do sucesso.
Desde os primórdios da civilização que a comunicação existe. Cada organização social, ao longo do tempo, encontrou formas mais eficazes de transmitir informação, conhecimento ou afecto, ao outro. Através de sinais de fumo, bandeiras ou gestos, cartas, código morse ou e-mails, o homem procura o melhor instrumento ao seu dispor para fazer a sua mensagem chegar a quem a deve receber.
Assim apareceu o telemóvel: uma descoberta recente, mas muito popular nos países desenvolvidos, que coloca a boca do emissor no ouvido do receptor, quase instantaneamente e em qualquer local, alterando radicalmente a noção de tempo e espaço na nossa sociedade.
Comunicar através dos novos meios de comunicação, quer seja através de SMG ou SMS... não é tão enriquecedor como comunicar pessoalmente.
Neste aspecto, sou defensora da Lei de Tabelião, "olhos nos olhos", "face na face". A comunicação directa tem os seus benefícios, face a face, a troca de partilha é completada no próprio momento através dos sinais não verbais ( postura, face, contacto visual, acenos com a cabeça, o gesto, o sorriso, o toque...). Quando não há contacto pessoal, ficamos privados destes sinais não verbais. É o que acontece, por exemplo, quando falamos ao telemóvel.
Com a era das novas tecnologias, estamos a perder hábitos de comunicação directa, assim como os seus benefícios. Podemos usar os novos meios, mas não devemos fazer deles os únicos meios de comunicação, em detrimento do contacto pessoal.

Sem comentários: