terça-feira, 2 de outubro de 2007

O mundo das adivinhas

Qual é a coisa,
qual é ela, tem três capas
de Inverno:
a primeira mete medo,
a segunda é lustrosa,
a terceira é amargosa?
(a castanha)
Que é, que é,
que quanto mais
quente está,
mais fresco é?
(pão)
No monte me criei
nasci entre verdes laços,
o que mais chora
por mim
é que me faz em pedaços.
(cebola)
Qual é a coisa,
que nem diante do Rei
tira o chapéu?
(cogumelo)
Flor de prata
e frutos de ouro.
(laranja)
Verde por fora,
encarnado por dentro,
e com mulatinhas no centro.
(melancia)
Intérprete fiel dos sentimentos
impressão natural
da humanidade.
No Tejo vivo e dele muitas vezes
sou tirado com dura crueldade.
(linguado)
Venho vestido de frade,
mas nunca faço oração,branco de neve
é meu hábito,
é cor de oiro o coração.
(ovo)
Dois manos são:
um vai á missa
e outro não.
(vinho tinto e vinho branco)
Venho das ondas do mar,
nascido na fresquidão,
não sou água nem sou sol,
trago tempero na mão.
(sal)
Sou velha encarquilhada,
neste país fui criada,
trouxeram-me por tal engenho,
quanto mais querem mais eu queimo.
(pimenta)

Sem comentários: