quinta-feira, 4 de outubro de 2007

" As três peneiras"




Conta-se que um dia alguém conhecido do filósofo grego Sócrates, chegou-se junto dele e perguntou:
- Sabes o que eu ouvi dizer acerca do meu amigo?
- Espera! - respondeu o sábio. - Antes de falares, usa a TÉCNICA DAS TRÊS PENEIRAS no que vais dizer.
- Técnica das três peneiras?
- Sim, a primeira peneira é a da VERDADE. Tens a certeza de que o que vais contar é totalmente verdade?
- Não. Só ouvi dizer. - Respondeu o homem.
- Então passemos à segunda peneira, a da BONDADE.
O que me vais dizer é algo de bom?
- Não, pelo contrário...
- Então vamos passar à terceira e última, a da UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
- Não. Claro que não.
- Então - concluiu Sócrates.
- Se não é útil, nem bom, nem verdadeiro, para quê dizê-lo?
É uma técnica genial que todos deveríamos ter presente, não acha?

Sem comentários: