"A memória não é um banco de dados, mas um suporte para a criatividade. É possível dar a nota máxima a um aluno que errou todos os dados. Deve-se analisar a inventividade, a originalidade, o raciocínio esquemático nas provas, e não apenas informações objectivas."
"Os professores são obrigados a seguir um programa rígido. Os alunos são bombardeados com milhões de informações inúteis."
"O sistema educacional dissipa a saúde psíquica dos professores e a motivação dos alunos para construir o conhecimento. O resultado é que poucos alunos de facto aprendem e, quando aprendem, não sabem para que serve o conhecimento que adquiriram. Não há o prazer de aprender como Platão sonhava."
"Este é o sistema. Damos o conhecimento pronto e acabado aos jovens. Não os estimulamos a criticar, questionar, discordar. Os alunos não descobrem, não criam, não ousam pensar, não se aventuram. O sistema sem perceber, encarcera o "eu", aprisionando-o na plateia, não o estimulando para que assuma o papel de director do Script da sua história."
"O excesso de informações estimula a construção exagerada dos pensamentos, gera ansiedade e impede a criatividade.
Todos os grandes pensadores da história brilharam não pelo excesso de conhecimento na memória, mas pela sua capacidade de duvidar, de se abrir ao novo, de percorrer áreas nunca antes pisadas, de expandir a sua inventividade."
CURY, Augusto, Nunca Desista dos Seus Sonhos
Sem comentários:
Enviar um comentário