terça-feira, 19 de junho de 2007

Auto-estima

Estar consciente da sua unicidade é a base de uma auto-estima. cada ser humano não é apenas um número na multidão, mas um ser insubstituível, um actor único no teatro da existência.
É bom poder dizer com firmeza dentro de mim: estou orgulhosa de ser como sou. Eu sou o que sou. Sou protagonista precisamente porque sou assim. Não me importa o que os outros pensam de mim, mas o que eu penso de mim.
Só aqueles que admitem as suas fraquezas, que se aceitam totalmente e em todas as coisas, englobando as suas partes negativas, são verdadeiros protagonistas. possuem verdadeiramente uma boa auto-estima. Possuir uma boa auto-estima significa aceitar-se precisamente quando erramos. Conhecer e aceitar os nossos defeitos conduz-nos a uma sadia auto-stima. O nosso verdadeiro valor está no modo como vivemos o que somos. Para readquirir auto-estima, deveremos fortalecer o positivo que encontramos em nós, em vez de nos torturamos com o negativo que possuímos.
O optimismo e o pensamento positivo ajudam a resolver os problemas e permitem superar os golpes baixos que a vida nos dá. Também, o elogio alivia as feridas da alma, educa a emoção e a auto-estima. Mas a verdadeira segurança deve surgir dentro de cada um de nós. Sabemos que nos sentimos verdadeiramente protegidos, quando soubermos proteger-nos.
E só veremos o outro com autenticidade se tivermos aprendido a ver-nos a nós mesmos.
(Valerio Albisetti in Rir com o Coração)

Sem comentários: