sexta-feira, 18 de maio de 2007

Regressão

Regressão é um retorno a um estádio anterior de desenvolvimento. Segundo Brian Weiss na sua obra: Os Espelhos do Tempo:"A evocação de memórias do passado nos permite ter uma consciência mais clara do presente. Tornamo-nos mais capazes de nos concentrarmos no momento presente e de lhe dar valor. Por um lado, a meditação de regressão é um exercício de concentração e a sua prática regular desenvolve em nós a capacidade de nos concentrarmos no que estamos a sentir e a captar agora; por outro lado, as memórias que a regressão evoca permitem-nos ultrapassar as barreiras que nos impedem de aprender plenamente o momento presente. Assim sendo, já não nos sentimos tentados a pensar obsessivamente no passado ou a ficar preocupados com o futuro.
Com as recordações que nos vêm à mente durante as regressões, descobrimos uma vantagem do passado: podemos aprender com o passado e, através da experiência, ganhar sabedoria para vivermos melhor agora, no instante presente. Verifica-se um fenómeno idêntico relativamente ao futuro. Da mesma maneira que é inútil estar obcecado pelo passado, de pouco serve preocuparmo-nos com o futuro, pois isso não mudará o que vai acontecer. É necessário fazer planos para o futuro, mas inquietar-se com o futuro é uma perda de tempo.
Uma das muitas vantagens da meditação e da regressão é a mudança de valores que origina, ou seja, uma mudança de perspectiva, que nos permite discernir mais claramente o que é importante para nós e o que não é. Essa mudança de valores pode ocorrer ao descobrirmos que somos imortais, isto é, que não morremos quando os nossos corpos parecem."

Sem comentários: