terça-feira, 8 de maio de 2007

A palavra AMOR

"Amai-vos uns aos outros", é uma frase muito proclamada. AMOR, palavra curta, escreve-se apenas com quatro letras e tem inspirado muitos escritores e, não só, ao longo dos tempos... Amor significa, muito sintéticamente, afeição profunda de uma pessoa a outra. Muitas acções são baseadas e justificadas em nome do "amor". Não há dúvida de que, o amor verdadeiro é o melhor que há na vida. Sem amor e sem objectivos, a vida torna-se vazia e sem sentido... Segundo o escritor Paulo Coelho na sua obra O Diário de um Mago existe três palavras gregas para designar o amor, passo a citar:
"Eros - Aquele sentimento entre duas pessoas.
Philos - É o amor sobre a forma de amizade.
Ágape - Amor que devora.
Todos nós corremos em busca de Eros, e quando Eros se quer transformar em Philos, achamos que o amor é inútil. Sem perceber que Philos é que nos conduzirá até à forma do amor maior, Ágape.
Ágape é o amor total. O Amor-Que-Devora quem o experimenta. Quem conhece e experimenta Ágape vê que nada mais neste mundo tem importância, apenas amar. Este foi o amor que Jesus sentiu pela humanidade, e foi tão grande que sacudiu as estrelas e mudou o curso da história do homem.
Quando amamos e acreditamos do fundo da nossa alma em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e somos tomados de uma serenidade que vem da certeza de que nada poderá vencer a nossa fé."
O amor verdadeiro é aquele que se dá, sem se exigir nada em troca, este é o amor sob a forma de Ágape, é infinito, enquanto Eros é passageiro, é aquele que predomina entre os casais.

Sem comentários: