segunda-feira, 28 de maio de 2007

Liberdade

O que é a liberdade?
As pessoas passam grande parte da sua vida a serem escravas de alguma coisa. Quanto mais defendem este direito único, mais escravas se mostram, por exemplo, dos desejos dos seus pais, de um casamento onde prometiam ficar com o outro "para o resto da vida"...Enfim, escravos de uma vida que não tinham escolhido, mas que tinham decidido viver.
A liberdade ainda continua a ser a coisa que mais prezo neste mundo. A liberdade não é a ausência de compromissos, mas a capacidade de escolher e de me comprometer com o que é melhor para mim. Ter liberdade é pensar, escolher, decidir e actuar com responsabilidade, (ser livre é igual a ser responsável).
Actualmente, as pessoas têm poucas hipóteses de escolha a nível profissional. Quanto á liberdade de expressão ( "direito de podermos dizer tudo aquilo que quisermos com a garantia de não sermos punidos civil e criminalmente") começa a sofrer um retrocesso, isto é a tendência é voltar aos velhos tempos. Quando a palavra liberdade significa escravidão. Quando se fala de "democracia" e se impõe a ditadura. Nestes casos, a palavra é como um som que não faz mover ninguém, porque o seu ritmo é irreconhecível. É o som da razão sem coração. (Laura Esquível, O Livro das Emoções).
Citando os últimos versos da canção "Escolhas" de Sara Tavares:

Tinha vontade de deixar de lutar
Contra o que sabia que era melhor evitar
Só uma vez não iria mudar nada
Pensar no fim é que ainda assustava.
Liberdade absoluta não existe; o que existe é a liberdade de escolher qualquer coisa, e a partir daí estar comprometido com essa decisão.

Sem comentários: