quinta-feira, 3 de maio de 2007

As tradições do Espírito Santo


É tradição, em quase todas as paróquias da Madeira, as Visitas Pascais, mais conhecidas pelas visitas do Espírito Santo às casas das pessoas. Estas iniciam-se logo asseguir ao Domingo de Páscoa e prolongam-se até ao Corpo de Deus. Na realização desta tradição, há diferenças culturais na Ilha. Por exemplo, na Paróquia da Vila de S. Vicente, há sempre um festeiro, em cada Visita Pascal, que se encarrega de oferecer o almoço. O grupo é composto por treze pessoas: o Pároco, o festeiro, que leva a Salva, dois familiares ou amigos que levam as Bandeiras com as Insígnias do Divino Espíritio Santo, um Acólito que leva a Água Benta, quatro saloias e quatro músicos.
Quanto ao vestuário. Os homens vão de fato e capa vermelha e as saloias vão trajadas de branco, capinha vermelha, carapuça dourada, um fio de ouro ao pescoço, sapatos brancos e cesto com flores (rosas - que atiram às pessoas). Elas entoam cânticos populares, acompanhados de viola e acordeão. À chegada cantam:
Aqui chega uma visita
Que já não chegou há tanto
Recebam com alegria
O Divino Espírito Santo.
Á saída das casas, como sinal de agradecimento entoam:
Agradeço a vossa oferta
Vossa oferta é um favor.
Quem vos há-de agradecer
É Jesus Nosso Senhor.
Os paroquianos, familiares e amigos acolhem esta visita com muita alegria e entusiasmo, já que o ambiente é de grande festa. Agradecem a visita, dando as suas ofertas, em dinheiro para o pároco, para a Salva e para as saloias. As ofertas da Salva são destinadas às obras de recuperação da igreja.
Além do almoço, o festeiro paga o fogo e aos músicos.
Também faz parte da tradição fazerem uma limpeza geral á casa, tal como no Natal, entre outras coisas mais....

Sem comentários: