
Plantar uma árvore, fazer um percurso pedestre, iniciar um projecto pessoal de reciclagem de papel ou organizar um grupo de voluntários para limpar as zonas florestais mais próximas, porque o Verão está a aproximar-se e com ele o aumento do risco de incêndios florestais, são apenas algumas propostas para comemorar o Dia Mundial da Árvore.
De uma maneira geral, todos nós sabemos que a 21 de Março o calendário assinala o Dia Mundial da Árvore, ou Dia Mundial da Floresta, e com ele a chegada da Primavera. Pelo menos no hemisfério Norte, Portugal incluído, porque no hemisfério Sul, a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Árvore só ocorre no mês de Setembro, como acontece nos EUA que assinala esta data a 23 de Setembro.
O Dia Mundial da Árvore foi instituído essencialmente com o objectivo de sensibilizar a população em geral para a importância e o valor que este recurso natural tem para o Homem, quer em termos ambientais como da própria qualidade de vida dos cidadãos. É a floresta que dá o papel que transformado em livros nos permite estudar ou os jornais que diariamente lemos. É da floresta que vem a lenha que crepitando nos fogões de sala nos aquece nos dias mais frios de Inverno. E o seu papel não é menor em termos ambientais, para além da função purificadora do ar, as florestas são fundamentais na regularização das águas, no combate à desertificação e às alterações climáticas, sendo também o habitat de grande parte da fauna terrestre.
Mas datas e curiosidades à parte, o Dia Mundial da Árvore, ou Dia Mundial da Floresta, é assinalado em todo o mundo. Pensa-se que a primeira comemoração oficial ocorreu em 1872, no estado norte-americano do Nebraska sob a designação de “Arbor Day”, uma expressão que quando traduzida significa “Dia da Árvore”. Graças à acção de John Stirling Morton, o precursor da iniciativa, a população deste estado norte-americano, embora rapidamente outros estados norte-americanos seguissem o exemplo, passou a consagrar um dia no ano à plantação de árvores e a acções de propaganda sobre os benefícios da arborização.
Um fenómeno que rapidamente atravessou as fronteiras e outros países começaram a assinalar o dia no seu calendário, com as mais diversas designações e em diferentes épocas do ano devido à diversidade de condições climáticas. Se alguns países mantiveram a designação Dia da Árvore ou Festa da Árvore outros foram mais criativos, como aconteceu com a Semana da Arborização, na Jugoslávia, a Festa Nacional da Plantação de Árvores, na Índia, ou o Dia Anual das Árvores, em Israel.
Em 1971, e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o Dia Mundial da Floresta numa data única, a 21 de Março.
Em Portugal, as primeiras manifestações do Dia da Árvore ocorreram no início do século XX, entre 1907 e 1917, embora tenha sido, e à semelhança dos demais países, a 21 de Março de 1972 assinalado o primeiro Dia Mundial da Floresta, tendo-se mantido até à actualidade sem qualquer tipo de interrupção.
Sem comentários:
Enviar um comentário