segunda-feira, 26 de maio de 2008

O sol



Aproximam-se os meses em que o sol brilha com mais intensidade na nossa Ilha.

O sol é um bem maravilhoso e indispensável para a vida na Terra, mas se usado em excesso ou erradamente pode ser prejudicial para a nossa saúde, causando insolação, queimaduras, envelhecimento precoce da pele e o cancro da pele.

Actualmente, devido à destruição gradual da camada de ozono da Terra, estamos mais vulneráveis à agressão das radiações ultra-violetas.

Estão mais sujeitas as pessoas que fazem banhos de sol prolongados e em horas de radiação solar mais intensa, entre as 12 e as 16 horas; as pessoas de pele clara; quem trabalha ao ar livre como os pescadores, ou trabalhadores do campo e da construção civil; os nadadores salvadores e as pessoas que tenham tido familiares com cancro de pele.

As crianças, como têm uma pele muito frágil, são mais sensíveis ao sol. Um bebé até um ano de idade deve permanecer durante pouco tempo na praia ou na piscina, sempre abrigado do sol e nunca às horas de maior calor. Depois desta idade já podem ficar ao sol um pouco mais de tempo mas sempre protegidos.

Sem comentários: