quinta-feira, 14 de junho de 2007

Rir faz bem ao corpo e à alma...

Que rir faz bem ao corpo, já o dizem actualmente os artigos de clínica médica: aumenta a frequência cardíaca, melhora a circulação sanguínea, activa os músculos faciais e do estômago, faz trabalhar os pulmões, etc.

Rir afrouxa a tensão muscular motivada pelo stress e faz circular as endorfinas que são substâncias antidolorosas, anestésicas. Ultimamente li que se pode curar as dores físicas com umas boas risadas!
Independentemente das explicações científicas, o sofrimento é criado pela nossa atitude mental. Habituar-se a rir muda o modo de encarar a vida. Ficas com vontade de viver.
Obriga-te a rir, move os músculos faciais, deixa-te ir! No início será cansativo, parecer-te-á absurdo, mas, se o fizeres metodicamente, durante alguns minutos por dia, mudarás. Ao fim de algumas semanas, estarás com uma visão mais optimista da vida, viverás os teus problemas com mais leveza, sentir-te-ás mais são e terás mais vontade de viver.
Sobretudo, nunca mais te sentirás dominado pela situação, nunca mais sofrerás a angústia; mas, pelo poder terapêutico do riso, reconquistarás o controlo da situação. Libertar-te-ás. No fundo, nós somos o que pensamos. Se pensarmos negativamente, somos negativos. Se pensarmos positivamente, somos positivos. Sobretudo, quando nos sentimos perdidos ou desencorajados, quando os pensamentos negativos nos assaltam e não nos querem deixar, devemos esforçar-nos por rir. Sentir-nos-emos finalmente libertos. Novamente limpos.
(Valerio Albisetti in Rir com o Coração)

Sem comentários: