quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O duche


Que bem que sabe um duche.... com água quente ou fria, dependendo do gosto de cada um!
Uma das coisas mais repousantes que existem é o barulho da água. Pode ser da chuva, de uma cascata, de uma corrente... ou de um duche. Há alturas em que sabe melhor o duche quente, noutras o duche frio. Também há o duche escocês - é o duche em que se alterna água fria com água quente.
Uma pessoa normal sua, por dia, 0,31, mas se estiver calor pode perder 2,5l de líquido. Isto é normal e faz bem, pois através do suor eliminamos substâncias nocivas ao organismo. Se não as eliminarmos ficamos mais sujeitos a doenças.
Está provado que se uma pessoa tiver um terço da sua pele coberto com uma substância que tape os poros, ela morrerá.

As nozes



A noz limpa os intestinos, excluindo de parasitas. Descobertas recentes provam que a noz reduz o nível de colesterol no sangue (gordura muito prejudicial). Também está confirmado que o seu conteúdo proteico é semelhante ao da carne, mas superior na qualidade da gordura e na riqueza mineral e vitamínica. Se comeres 4 nozes substituis o bife de vaca, com todas as vantagens e mais algumas, incluindo o facto de não haver nozes "loucas".

Sendo um alimento tão nutritivo é aconselhado a desportistas, a estudantes, a jovens em crescimento, e a quem tem problemas nervosos.

Por isso, coma muitas nozes!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

A gripe



Estamos na época do ano em que se fala muito de gripe.

A gripe é provocada por vírus, que são pequenos microrganismos esféricos que só adquirem vida quando no interior de uma célula viva.

O vírus da gripe espalha-se, geralmente, através de gotículas transportadas pelo ar, que entram em contacto com as células do aparelho respiratório. No interior das células, multiplicam-se e destroem-se as referidas células, libertando mais vírus que vão contaminar outras células.

Nesta fase aparecem os sintomas como febre, espirros, dores de garganta, dores musculares e fadiga.

Quando o nosso corpo é atingido pelo vírus da gripe, dá-se uma autêntica batalha entre o vírus e as defesas do corpo. Na maioria das vezes as nossas defesas ganham a guerra, mas quando tal não acontece e o vírus sai vencedor, a situação pode ser grave para as pessoas idosas ou que tenham outras doenças. Para estas, aconselhamos a vacina no princípio do Outono.

Podemos controlar a gripe bebendo muitos líquidos, fazendo repouso e baixando a temperatura do corpo.

Se os sintomas se agravarem ou persistirem por mais de três dias, devemos contactar o médico.

Frases para reflectir

" A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para o futuro." (Soren Kierkergaard)
"Devemos desconfiar do amor que nasce antes de criar raízes: o fogo incipiente apaga-se com pouca água." (Ovídio)

O homem comparado com o gato


O homem é quinze vezes maior
do que o gato, mas este tem mais ossos.
O homem tem 206 ossos e o gato 230.
Muitos destes ossos estão na espinha dorsal e
por isso eles podem mover-se com uma agilidade extraordinária.

Evitar conflitos

Se procurarmos os sentimentos que estão por detrás dos conflitos evitáveis, encontraremos, com tristeza, a inveja, o orgulho e o egoísmo.
Se procurarmos os motivos por que as pessoas discriminam e rejeitam pessoas, encontraremos, também com tristeza, a cor da pele, o dinheiro, a casa, a religião, a profissão...
Se queres viver em paz com todos, tens de aprender a evitar estes sentimentos e estes conflitos:
  • Reage à troça com bom humor
  • Procura arranjar soluções pacíficas para os problemas
  • Não tires conclusões precipitadas
  • Tem paciência para ouvir as pessoas
  • Usa só palavras simpáticas
  • Nunca humilhes ninguém
  • Procura pagar o mal com o bem

E, sobretudo, tem sempre presente que o amor consegue ligar as pessoas, mesmo que elas sejam muito diferentes.

Relações inter-pessoais

"Nas sociedades actuais a solidão está a aumentar cada vez mais. O diálogo está a morrer. As relações sociais estão a ficar cada vez mais pobres. Estamos a adoecer colectivamente.
Como contribuir para resolver conflitos sociais e construir relações sólidas entre pais e filhos, professores e alunos e colegas de trabalho?..."
Augusto Cury
Sim, as pessoas andam demasiado ocupadas com as suas carreiras. Preocupo-me principalmente com as relações entre pais e filhos, pois são essas que vão determinar, em grande parte, o tipo de pessoas e de sociedade que teremos no futuro.

" Aprendi que, em qualquer relação significativa e douradora o melhor é expressar os sentimentos que se mantêm persistentes, se forem expressos enquanto sentimentos, que pertencem a mim, o resultado pode ser temporariamente desagradável, mas em última análise, muito mais gratificante do que qualquer tentativa de negá-los ou escondê-los".

Carl Rogers

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Pensamento do dia


"A mulher está sempre ao lado do homem, para o que der e vier; já o homem, está sempre ao lado da mulher que vier e der."

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Os desafios das novas tecnologias

Há algum tempo, no inicio da minha carreira, dizia que os quadros pretos das nossas salas de aula, ainda poderiam vir a ser substituídos por grandes ecrans de computadores. Não imaginam como isto provocou risos e gozo... mas enfim, nada como o tempo para revelar a verdade.As novas tecnologias estão a cativar cada vez mais as pessoas, principalmente aos mais jovens, por isso torna-se mais difícil e ingrata a tarefa do professor na sala de aula. Imagine você a dar uma aula, estar a escrever no quadro e um aluno no fundo da sala com um telemóvel a navegar na Internet; (sim, porque isto é mais atractivo do que estar a registar no caderno diário a aula), ou outro que tira foto ao professor, aliás como há dias aconteceu numa aula...
Continuarei a escrever sobre este tema, que tem muito que se diga. Até breve.

Gastronomia madeirense

O que me faz postar este tema é que nem todos conhecem a maioria das receitas típicas da nossa ilha.
Apesar das "entradas" não serem um ponto alto nos menus madeirenses, é sempre servido um bolo do caco quentinho com manteiga de alho. Esta espécie de pão encontra-se com muita facilidade em festas e feiras. Para início de refeição, os madeirenses também costumam pedir lapas grelhadas. Servidas com muito alho e sumo de limão espremido na hora, esta especialidade é colocada numa grelha ainda quente, acabada de sair do lume.
SOPAS
Há muitas variedades de sopas, entre elas a sopa de tomate e cebola servida com um ovo escaldado, sopa de peixe, sopa de boganga, sopa de feijão, de agriões, sopa de trigo, sopa de couve; o caldo e a açorda.
CARNES
Para aqueles que gostam de carne, encontram-se uma grande variedade de pratos de carne, dos quais se destacam a tradicional espetada, a carne de vinho e alhos, o picado e muitos pratos de carne grelhada.
A espetada é feita com pedaços de carne de vaca cortados grosseiramente e temperados com alho, sal e louro. A carne é depois grelhada em pau de louro sobre a brasa bem quente. Também muito apreciada, especialmente por altura do Natal, é a carne de vinho e alhos, um prato composto por carne de porco que é deixada a marinar, pelo menos durante um dia, numa mistura de alho, vinagre de vinho e louro. Por fim, é cozinhada com essa mesma marinada.
O milho frito é uma das alternativas preferidas para acompanhar pratos de carne.
PEIXES
O peixe é desde sempre um dos principais intervenientes nas escolhas diárias dos madeirenses, facto que se prende com a existência de uma forte tradição piscatória.
Atum, espada, bacalhau, gaiado e pota são os que aparecem com mais frequência à mesa dos que cá vivem. O atum é tradicionalmente preparado numa marinhada de azeite, alho, sal e orégãos.
O bacalhau é outro dos peixes que mais variedade de preparação tem. Desde o delicioso bacalhau com natas, ao bacalhau à Braz, bacalhau à Gomes Sá ou o bacalhau simplesmente grelhado, haverá sempre uma ocasião em que o bacalhau não poderá ser dispensado!
O arquipélago é rico em peixe que naturalmente tem uma presença forte na gastronomia da região. Destacam-se pratos como a caldeirada, atum de escabeche, atum de São João, bifes de atum, bucho de atum guisado, atum cozido com semilhas, cavalas salgadas, cavalas guisadas, cavalas com molho de vilão. Do peixe-espada-preto preparam-se as ventrechas da espada, filetes de espada e espada de vinha-de-alhos. Referência ainda para os caramujos e as cracas, moluscos marinhos.
No que concerne aos vegetais, encontra-se na dieta local aquilo que é tradicionalmente cultivado na Madeira, tal como cenouras, feijão verde, abobrinha, pimpinela, ervilhas e batata doce. As saladas são normalmente compostas por alface, tomate, cenoura ralada e cebola.
Podem-se saborear vários doces como o pudim de papaia, o pudim de veludo, bolo de família, bolo preto, bolo de mel da Madeira, broas da Madeira, cordeiros de ovos, tartes de batata doce, recheio de batata doce.
BEBIDAS
Como bebidas tradicionais temos a cidra, a nikita, a poncha, os licores (laranja, tangerina, limão, amora silvestre, tim tam tum, cerejas, castanhas...), vinho Madeira ( Malvasia, Verdelho, Boal e Sercial) e a cerveja coral e zarco. Como refrigerantes, usados mais no Verão, para refrescar: brisol (maracujá, trópico e laranja) , brisa (cola, maracujá, limonada, maçã, manga, mix, laranja, ananás e cola ligth).
Como vê, há muita variedade de tudo e para todos os gostos. No saber escolher está a sua opção e vontade... só resta desejar bom apetite, principalmente, para esta quadra do ano que se avizinha e que todos tendem em exceder-se...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A natureza sabe esperar



Será que há alguma coisa na vida mais difícil do que esperar?

Geralmente, quando queremos uma coisa, queremo-la logo.

Também é verdade que esperar desnecessariamente aborrece qualquer pessoa.

A Natureza está, constantemente, a dar-nos lindas lições sobre o respeito, a paciência, o saber esperar.

Poema - Ilha da Madeira


Nesta Ilha nasci

Ilha dos meus encantos

Mais linda nunca vi

Ela é o cenário da minha vida.


Ilha que eu adoro

Ilha sem outra igual

Madeira por ti choro

Minha terra natal.


Madeira é terra abençoada

Por Deus nosso Senhor

Madeira é terra amada

Por todos nós com muito amor.


Madeira é ponto turístico

De uma dimensão tamanha

Madeira tem espírito artístico

À volta de uma montanha.


Agora vou ficar por aqui

Mas não me levem a mal

Terra igual nunca vi

Como este cantinho de Portugal.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Pensamento do dia

«A realidade básica da vida está nas relações humanas.»
Durant, Will

Adivinhas e respostas





  1. A flor preferida das mulheres.

  2. O que é a profundidade?

  3. O que toda a gente faz antes de sair de casa?

  4. Lençol que não se pode dobrar?

Soluções:



  1. A flor da idade

  2. É a altura ao contrário

  3. Entra

  4. Lençol de água

Bilhete postal para a Auto - Estima


  • Sou feliz... por ser quem sou!
  • Tu és um ser único! Não há nínguém igual a ti!
  • És muito especial.
  • Não tens de fazer nada para seres especial... tu já o és!
  • Mereces ser amado e respeitado.
  • Não tens de ser o melhor em tudo.
  • Não tens de ser o mais esperto, ou o mais bonito. O importante é seres tu próprio.
  • Não és perfeito, mas deves gostar de ti e fazer sempre o teu melhor. Só assim conseguirás ser feliz e fazer felizes aqueles que te amam!

O medo



Há pessoas de tal modo corajosas, que parece nunca terem sentido medo. Este sentimento de inquietação que surge com a ideia de um perigo real ou aparente...

Há os medos vulgares que fazem com que vejamos e ouçamos coisas que não existem, mas também há outros medos bem piores. Por exemplo, o medo de sermos marginalizados ou humilhados, o medo de que nos critiquem ou repreendam, o medo de sofrer... estes medos nem sempre os revelamos, mas eles tornam-nos inseguros, agressivos e infelizes.

Com medo não se pode ser feliz!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Formas de energia



Existem várias formas de energia: mecânica, eléctrica, nuclear, sonora, luminosa , calorífica e a energia química.

De uma forma simples, podemos dizer, que usamos a energia para fazer as coisas acontecerem. Por exemplo: usamos energia para nos movermos e mantermos o corpo aquecido; para ter luz e calor em casa; para produzir sons ou para acender uma lanterna.

De todas as formas de energia, a energia química é a que mais precisamos. O nosso corpo armazena a energia dos alimentos e utiliza-a em todas as actividades que realizamos (andar, trabalhar, brincar, etc.).

A química entre as pessoas

Fonte: http://menosehmais.spaces.live.com/

O oxitocina estimula a união entre as pessoas, a criação de laços estreitos.
Ao mesmo tempo, está presente e influi em momentos tão importantes de nossa vida como o processo de se apaixonar, o ato sexual e a chegada ao orgasmo, o parto e a lactação materna. Ao contrário do que se costuma pensar, os sentimentos não são gerados no coração, mas no cérebro, e com a oxitocina os sentimentos mais duráveis e estáveis do amor e compromisso são fortalecidos, tanto entre o casal como no estreito vínculo que surge entre a mãe e o bebê. Segundo um estudo realizado por uma equipe de cientistas da universidade de Pisa (Itália) em 2006, enquanto nos primeiros momentos do relacionamento abunda um elemento químico chamado neurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo essa substância cede espaço ao hormônio chamado oxitocina.
Hormônios influentes frio no estômago, o pulso disparado, o coração que quer sair do peito... todas estas sensações têm uma explicação muito racional. O psiquiatra José Miguel Gaona explicou à Efe que o amor, embora não soe "especialmente romântico", não deixa de ser uma conjunção de reações químicas, ligadas a outros estímulos como a alimentação, a actividade sexual e as afeições similares. Esse tipo de reacções químicas, que se dão nos momentos de envolvimento e prazerosos, sofre a intervenção da norepinefrina, da dopamina e da feniletilamina. Além disso, elas possuem uma função determinada, como criar vínculos que permitam cuidar da descendência. Além disso, Joaquín "Vea", professor de Etologia da Universidade de Barcelona, disse à Efe que "as endorfinas estão presentes em maior quantidade no começo do relacionamento e que a oxitocina, produzida depois do orgasmo e quando as mães amamentam seus filhos, cria um vínculo de afeto". Segundo ele, a relação entre hormônios e relacionamentos não é tão conhecida. "Não existe uma relação clara entre o comportamento e como os humanos vivem esta resposta emocional em nível consciente", ou seja, sabemos que aumenta a produção de endorfinas, mas não o que provoca esse aumento.
A ciência, criadora de amor?A ciência estuda os mecanismos biológicos do amor e do desamor, problemas que "no futuro poderão ser resolvidos por meio da química", assegurou em julho à EFE o médico e escritor Federico Ortiz Quezada. O especialista indica em sua obra "Amor e desamor" que "quando duas pessoas se atraem sexualmente, uma cascata de neurotransmissores percorre seu cérebro e seu corpo. Tais agentes são oxitocina, feniletilamina, adrenalina, noradrenalina, serotonina, dopamina, vasopressina e endorfina, assim como os hormônios sexuais testosterona e estrogênios". Ortiz Quezada explicou que existe "toda uma série de hormônios relacionada ao relacionamento que está sendo investigada, e eles contribuem para que determinado tipo de animal seja fiel". Além disso, lembrou que a química pode contribuir para solucionar problemas vinculados com a sexualidade, com medicamentos que resolvem problemas de disfunção erétil e menopausa, como a diminuição do desejo sexual, que é solucionada com a testosterona. Existirá um elixir para a paixão? Será possível no futuro estimular quimicamente a atracção? O amor, a confiança e o carinho parecem ter muita relação com os hormônios e são muito mais cerebrais e intelectuais do que imaginamos.
Por Marina Villén


domingo, 18 de novembro de 2007

A chuva sempre veio



Por estranho que pareça, confesso que já tinha saudades de CHUVA, sim essa água que cai do céu e precisamos tanto dela. Mas ainda melhor, quando cai durante a noite, ajudando a adormecer...

Aqui fica uma homenagem á abençoada água:

Cai a chuva tic tac

nas vidraças da janela.

Cai a chuva tic tac

que linda canção aquela.

sábado, 17 de novembro de 2007

Hoje é o meu dia!



Hoje, dia 17 de Novembro é o Dia Mundial do Não Fumador, por isso é o meu dia. Eu só fumo o que os outros fumam, ou seja, sou fumadora passiva. Felizmente que no meu local de trabalho há um local reservado aos fumadores. O problema são os lugares públicos, frequentados por fumadores e não fumadores, tipo discotecas em que todos são obrigados a fumar. Não obstante de saberem que o tabaco é prejudicial á saúde, aliás até nas caixas de cigarros vem escrito"fumar mata"; mas porque se quer ignorar, continua-se a fumar.

Vamos ver se apartir de 1 de Janeiro de 2008, as pessoas vão cumprir a lei...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Tudo é ilusão



Há coisas que parecem ser e não são, porque nem tudo o que parece ser é de facto. Daí dizer que as aparências iludem.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Hoje e sempre eu quero...



Hoje e sempre, eu quero viver o momento
Hoje e sempre, eu quero sorrir

Hoje e sempre, eu quero ter paz

Hoje e sempre, eu quero ter sabedoria

Hoje e sempre, eu quero ter força

Hoje e sempre, eu quero olhar o mundo com olhos cheios de amor

Hoje e sempre, eu quero ser paciente e compreensiva

Hoje, agora e sempre quero ser FELIZ!

M. Ivone

Os amigos



Dizem que existem 4 tipos de amigos:

  • Os amigos da riqueza;
  • Os amigos da comida;
  • Os amigos do favor;
  • E os amigos da convicção.

Os primeiros despedem-se quando o dinheiro acaba. Os segundos desaparecem quando se tira a mesa. Os terceiros duram enquanto durar o favor... mas os últimos ficam para toda a vida!

E...

Estão ao nosso lado quer estejamos tristes ou alegres.

Nunca nos traem.

Dão um bom conselho quando pedimos.

Gostam de nós.

Tipos de abraços



Um grande abraço

Dizem que o abraço tem poder para afastar a tristeza, aliviar a tensão e dar força para enfrentar uma tarefa difícil.

há vários tipos de abraços:

Abraço em A

As pessoas tocam só a parte superior dos seus corpos.

Abraço Arroto de Bebé

A pessoa bate nas tuas costas, rapidamente como se precisasses de arrotar. Faz aquilo porque é necessário.

Abraço Toque de Pandeiro

A pessoa faz rã---, nas tuas costas com os dedos. "Quer despachar-se."

Abraço Chimpanzé

A pessoa bate, alternadamente, a mão direita e a esquerda, levemente nas costas. "Não se sente à vontade."

Abraço Caloroso

A pessoa aperta as palmas das mãos, com os dedos juntos, nas tuas costas, ou passa as mãos carinhosamente, de cima para baixo das costas. É como se dissesse "sou teu amigo."

Este é o tipo de abraço preferido da maior parte das pessoas.

Reprodução... fora do vulgar

A reprodução normalmente exige que haja um macho e uma fêmea, mas há espécies que têm os dois sexos - são os hermafroditas. Exemplos... caracóis do mar, minhocas, lesmas, etc.
O caracol cinzento é ao mesmo tempo macho e fêmea, o que não o impede de acasalar e ter filhos.
Animal macho e fêmea - cada um possui órgãos de reprodução e produz, ao mesmo tempo, espermatozóides e óvulos. Assim entre dois caracóis cada um fecunda o outro e fecunda-se a si próprio e ambos têm filhos.
As lesmas e os caracóis são gastrópodes. Não têm patas, deslocam-se graças ao seu pé ventral.
Esponja Tubular - vários animais, de constituição muito simples, reproduzem-se sem necessidade de óvulos ou espermatozóides. Assim células de esponja vão-se reagrupando e formam rebentos. A esponja morre, este rebento separa-se do corpo da mãe e produz outra esponja.
O Peixe - Palhaço de Três Listas - hoje macho... amanhã?
Este peixe, que vive nos recifes de corais do Pacífico, nasce hermafrodita.
É complicado: a mãe desaparece, o pai torna-se fêmea e um dos jovens torna-se macho - e assim a espécie continua.
Certos tipos de camarões e ostras também mudam de sexo ao longo da vida.
Lagartinhos fêmeas - muitas espécies de lagartos, insectos e peixes são do sexo feminino. Por isso em questão de reprodução resolvem tudo sozinhos - reproduzem-se sem que haja fecundação dos ovos e só têm lagartinhos fêmeas como filhotes.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A derrota dos inimigos

Conta-se que um imperador chinês, quando teve conhecimento de que havia uma revolta no interior do seu país, mandou preparar um exército a quem disse: "Sigam-me. Vou destruir os meus inimigos imediatamente."
Quando chegaram junto dos rebeldes, ele tratou-os com toda a simpatia e com espírito de compreensão e perdão.
Os soldados, que estavam prontos para disparar sobre os inimigos, ficaram revoltados.
Então o imperador esclareceu:
- Sim, eu prometi acabar com os meus inimigos. Mas pergunto-vos, vocês estão a ver algum? Não! A melhor forma de sair vitorioso numa situação destas é transformar o inimigo em amigo.
É verdade: o ódio gera mais ódio. O amor e a bondade criam laços afectivos para sempre.

sábado, 10 de novembro de 2007

S. Martinho

Hoje é véspera de São Martinho e como manda a tradição comer castanhas assadas, bacalhau e vinho. Também é dia de ir á adega provar o vinho novo.
São Martinho é apelidado de padroeiro dos bêbados embora na história deste santo, nada conste que fosse bêbado.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A lenda do Cavalum


As Furnas do Cavalum, na vila de Machico da ilha da Madeira, é umas grandes grutas escavadas na rocha de basalto que o povo diz serem a morada de um monstro. Cavalum é um diabo em forma de um enorme cavalo com asas de morcego que deita fogo pelas narinas. Ainda é possível, em dias de temporal, ouvir os urros e as patadas do Cavalum ecoar nas paredes da gruta. Embora haja quem diga que estes ruídos não são mais do que o eco do ribombar dos trovões, o povo afirma serem do monstro que ali foi obrigado a ficar contra a sua vontade. Segundo a lenda, nos tempos em que o Cavalum andava à solta, foi a besta bater à porta de igreja para falar com Deus. Quando Deus lhe perguntou ao que vinha, o Cavalum disse-lhe que lhe queria propor um desafio: o monstro tinha a intenção de destruir toda a povoação, igreja incluída, e queria ver se Deus, que já estava um bocadinho velho, tinha forças para o impedir. Deus mandou-o embora dizendo que não tinha paciência para tais brincadeiras. Mas o Cavalum, que achou que tinha sido honesto em O avisar, reuniu o vento e as nuvens e juntos despertaram uma grande tempestade que se abateu terrível sobre a povoação. Do alto do penhasco, o Cavalum relinchava de satisfação perante a aflição dos habitantes. Mas Deus, envolvido nas suas mantas diante da lareira, não mexeu um único dedo, pensando que o Cavalum depressa se cansaria da sua brincadeira. Mas a tempestade subiu de intensidade e o povo, atemorizado, viu as casas e os campos serem arrasados. Até o crucifixo voou pelos ares até ir parar ao mar, levado pelo vento, por indicação especial do insolente Cavalum. Foi aí que Deus começou a ficar mesmo muito irritado e decidiu acabar com toda aquela provocação infantil. A sua primeira reacção, claro está, foi fazer com que um barco que estava no mar achasse o crucifixo. Depois chamou o sol que apareceu com toda a sua força, afastando as nuvens, o vento, os trovões e os relâmpagos. O céu ficou azul e a felicidade voltou ao coração dos homens. Não querendo mais ser interrompido nos seus afazeres pelas tropelias do monstro, Deus decidiu prender o Cavalum nas grutas, onde ainda hoje de vez em quando se ouvem os seus protestos de raiva e desespero.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Lenda árabe

Conta uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto. Num determinado ponto da viagem começaram a discutir. O agredido, sem dizer nada, escreveu na areia: HOJE, O MEU MELHOR AMIGO BATEU-ME NA CARA.
Continuaram. A certa altura chegaram a um oásis onde resolveram tomar banho. O que tinha sido esbofeteado estava a afogar-se quando foi salvo pelo amigo. Depois de ter recuperado pegou num canivete e escreveu numa pedra: HOJE, O MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
- Então, depois de ter batido escreveste na areia e agora escreveste na pedra? Porquê?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
- Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. Mas quando ele nos faz algo de bom, deveremos gravar na pedra da memória do coração, onde vento nenhum do mundo poderá apagar!

Vozes dos animais


Cada animal emite um som diferente. Esses sons têm nomes, assim por exemplo:
Cobra - sibilar
Galinha - cacarejar
Porco, javali - grunhir, roncar
Pássaro - chilrear, gorjear
Lobo - uivar, ulular
Cavalo - relinchar
Leão - rugir, urrar
Sapo - coaxar
Pato - grasnar
Pombo - arrulhar
Cordeiro - balir
Cabra - berrar
Macaco - guinchar
Gato - miar, rosnar
Boi - mugir
Insecto - zumbir
Hiena - ulular, chorar
Urso, tigre - bramir, roncar
Abelha - zumbir
Grilo - cantar
Corvo - crocitar, grasnar
Burro - zurrar
Cão - latir, ladrar, ganir
Cuco - cucar
Mocho - piar
Papagaio - palrar
Peru - grugulejar
etc...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Lenga-lenga


O tempo perguntou ao tempo,
quanto tempo o tempo tem.
E o tempo respondeu ao tempo,
que o tempo tem tanto tempo,
quanto tempo o tempo tem.

Que futuro?

O futuro somos nós que o vamos construindo, não é algo que está escrito nos astros. Cada pessoa deve fixar os seus objectivos e esforçar-se para os alcançar, sabendo que a felicidade não está na riqueza, fama ou posição elevada. É a luta e a expectativa que dão gosto à vida.

Vida

Eis o resumo da minha vida:
Nasci aqui, vivo por além.
Para onde irei de seguida?
Se sei, não digo a ninguém!
Uma vida tão resumida,
Sem mistérios, sem nada para fazer
Mas, por vezes, sinto-me tão perdida
Não sabendo no que pensar e no que dizer.
Porque é que tudo isto é assim?
O que vai ser de mim?
De onde venho, para onde vou?
Preciso de respostas urgentemente.
Este silêncio sufoca-me seriamente
E eu continuo sem saber nada!

sábado, 3 de novembro de 2007

Natal - prematuro

Com este calor, dias de Verão autêntico, não me lembra Natal.
Natal, para mim, soa a tempo frio. Mas ao ver montras com coisas de Natal, presépios feitos e luzes de Natal em Outubro é que não me lembra mesmo nada a NATAL. Vá lá o Natal comercial, mas agora já luzes, para quê? Para mostrar que não estamos em contenção de despesas? Talvez...

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Estradas antigas da Madeira

Descida para o Curral das Freiras
É bom, de vez em quando, para matar as saudades, passear pelas estradas antigas e contemplar a beleza da natureza: as montanhas, a vegetação, as cascatas, o mar... é todo um espectáculo deveras interessante, mas, por vezes, muito perigoso. Se tenciona andar por estas estradas tem que tomar muita precaução, pois são vias estreitas, algumas com queda de água e muitas pedras.... daí se encontrarem, por esta razão, encerradas ao trânsito, (é o caso da antiga regional que liga S.Vicente ao Seixal e do antigo túnel para o Curral das Freiras).
Não tem nada a ver viajar pelas vias rápidas da Madeira e andar pelas estradas regionais.